Agentes de segurança desativam rádio e atacam jornalistas na Somália

No último sábado (26/10), agentes de segurança somalis invadiram e desativaram duas estações de rádio, confiscando seus equipamentos, além de agredir e prender jornalistas.

Atualizado em 28/10/2013 às 15:10, por Redação Portal IMPRENSA.

As informações são do sindicato que representa a classe no país.


Segundo a Reuters, a União Nacional de Jornalistas Somalis informou que a operação em Mogadishu está ligada às matérias transmitidas pelas Radio Shabelle e SkyFM, ambas partes da Shabelle Media Network, sobre acusações de corrupção no governo.


A polícia alegou que segue ordem de despejo após a rede não abandonar o prédio, que pertence ao governo. As duas estações ocupavam o mesmo prédio, que também servia de residência para os jornalistas.


"Eles não cumpriram a ordem de abandonar o prédio governamental. O governo havia ordenado que eles abandonassem o prédio em que a rádio operava porque não pertence a eles", explicou o oficial sênior da polícia coronel Abdikadir Mohamed.


Os jornalistas estão entre as principais vítimas desde que se iniciou a guerra na Somália na década de 1990. No ano passado, houve o maior número de hostilidades com os profissionais no país, com 18 mortos, de acordo com o sindicato.


"A Radio Shabelle estava transmitindo durante o ataque e o público conseguiu ouvir os espancamentos e o barulho dentro do estúdio até que a polícia violentamente desativou os servidores e o equipamento de radiotransmissão antes de desligar os geradores, efetivamente interrompendo a transmissão", relatou a entidade.


Leia também

- - -