Agente do FBI fingiu ser repórter da Associated Press para capturar suspeito em 2007

Na última sexta-feira (6/11), James Comey, diretor da polícia federal americana, revelou que em 2007 um agente do FBI fingiu ser repórter daagência de notícias Associated Press durante uma investigação criminal.

Atualizado em 08/11/2014 às 12:11, por Redação Portal IMPRENSA.


Crédito:Reprodução/APME Diretora-executiva da AP disse que as ações do FBI são “inaceitáveis”
De acordo com a AP, Comey enviou uma carta ao The New York Times econtou que o policial “se portou como um empregado da Associated Press” a fim de capturar um adolescente de 15 anos acusado de fazer ameaças de bomba contra uma escola em Washington.


Há pouco mais de uma semana o FBI divulgou que inventou uma reportagem da AP durante a investigação, porém agora ficou claro que o agente personificou um repórter da agência de notícias.


Para obter sucesso na ação, o policial que fingia ser jornalista pediu que o suspeito revisasse um falso artigo da AP sobre ameaças direcionados contra a escola. A ideia era “ter certeza que o suspeito estava sendo apresentado de maneira justa.”


Através do falso artigo, que contava com uma ferramenta que permitia aos investigadores verificassem endereços na internet, foi possível revelar a localização de seu computador, o que ajudou o FBI a confirmar a identidade do criminoso.


Segundo Comey, a técnica era apropriada com as diretrizes da época. No entanto, Kathleen Carroll, diretora-executiva da AP, disse que as ações do FBI são “inaceitáveis”.

Leia também

-

-

-