Agências de verificação de fatos oferecem checagens em formato de criptomoeda
Lupa e outras três iniciativas participam do projeto que promete ser nova forma de financiamento do trabalho contra desinformação
Agências de verificação de dados de quatro continentes anunciaram na semana passada, no Dia Internacional de Verificação de Fatos, a oferta de checagens no formato de criptomoedas do tipo NFT (tokens não fungíveis).
Crédito:DivulgaçãoEm associação com a , , e , a FACTS-NFT negociou mais de 20 verificações cuidadosamente selecionadas entre a coleção de trabalhos realizados pelas quatro. Os temas são diversos, como política, saúde, meio ambiente e figuras públicas.
Com a iniciativa, o e os verificadores pretendem atingir um novo público e lançar um novo modelo de financiamento e ação conjunta no combate à desinformação.
Nos últimos meses, e principalmente durante a pandemia de covid-19, o trabalho dos verificadores se mostrou imprescindível, como um serviço capaz de apoiar os cidadãos em decisões importantes e até salvar vidas.
Ao dar esse passo no campo das criptomoedas, o FACTS-NFT e os verificadores procuram envolver pessoas que valorizam os fatos e querem apoiar a continuidade do trabalho de verificação.
O FACTS-NFT não é só uma opção de financiamento para apoiar a verificação de fatos, mas também um tipo de ativo que pode ser visto como parte de uma coleção ou como um ativo financeiro, o que torna a iniciativa mais atraente economicamente para o público.
Custo
Cada checagem deste primeiro mês da FACTS-NFT será negociada por 0,05 ETH (cerca de 80 euros). Para adquirir, basta seguir as instruções disponíveis no site do FACTS-NFT ou entrar em contato com as organizações de verificação envolvidas na iniciativa.
Assim que a verificação for adquirida, o comprador receberá o arquivo solicitado, bem como material exclusivo sobre sua produção (o processo de pesquisa, informações extras, comentários etc). O verificador, por sua vez, ganhará 86% do valor da negociação (14% é utilizado nas taxas). A cada negociação, o verificador de fatos poderá embolsar até 10% da nova oferta.
O mercado criado pelo FACTS-NFT é uma maneira nova e estimulante de apoiar financeiramente o trabalho dos verificadores de fatos. O comprador se tornará colecionador de verificações históricas.
Quem participa não influenciará o processo editorial ou as políticas das organizações envolvidas.
Sobre NFTs
NFTs são tokens criptográficos que podem ser relacionados a uma ilustração, uma pintura, uma música, e agora uma checagem.
Artistas, músicos e marcas já comercializam seus trabalhos por NFTs. No domingo passado, por exemplo, o The New York Times vendeu seu primeiro texto NFT por $ 536.000. Meses antes, um investidor de Cingapura comprou uma montagem fotográfica digital do artista Beeple por US $ 69,3 milhões. A NBA atualmente comercializa vídeos das melhores cestas de seus jogadores em criptomoedas.
Para o FACTS-NFT, esse sistema pode garantir uma fonte de receita importante para a estabilidade dos verificadores de fatos em todo o mundo e pode ter efeitos positivos no combate à desinformação.





