Agência Pública lança Museu do Ontem, app de jornalismo que explora região portuária do Rio

A Agência Pública lançou um aplicativo para dispositivos móveis chamado Museu do Ontem, que torna possível a exploração de histórias da zona

Atualizado em 27/06/2017 às 15:06, por Redação Portal IMPRENSA.

Agência Pública lança "Museu do Ontem", app de jornalismo que explora região portuária do Rio

A Agência Pública lançou um aplicativo para dispositivos móveis chamado "Museu do Ontem", que torna possível a exploração de histórias da zona portuária do Rio de Janeiro do século XIX e até de casos de corrupção recentes. Desenvolvido por um laboratório de inovação em jornalismo promovido pela Casa Pública resultado de um trabalho coordenado pela codiretora da Pública, Natalia Viana, e pelo desenvolvedor holandês Babak Fakhamzadeh.

Crédito:Agência Pública

Com o app em mãos, o usuário que passear pela região receberá indicações de pontos turísticos e reportagens históricas sobre o Rio. Vão haver duas opções de navegação, do mapa atual da cidade e da cartografia de 1830. São cinco rotas temáticas: o Tour da Corrupção; o Tour do Terror; o Tour do Samba, o Tour dos Fantasmas que assombram o centro do Rio; e um tour por momentos-chave da história do Brasil que aconteceram ali.


Além disso, é possível ouvir trechos do livro 1808, do jornalista Laurentino Gomes e anúncios de escravos publicados nos jornais do Rio, na voz da cantora Anelis Assumpção. O aplicativo está disponível para ser baixado de forma gratuita no Google Play e na Apple Store.


Assista ao vídeo abaixo:



from on .


Saiba mais: