Agência Pública lança centro cultural e mapa do jornalismo independente no Brasil

Ao completar cinco anos, a Agência Pública de Jornalismo Investigativo anuncia nesta quinta-feira (3/3) a abertura da Casa Pública, o primeiro centro cultural de jornalismo do país, além do lançamento da Mapa do Jornalismo Independente, levantamento sobre as novas iniciativas de mídia no Brasil.

Atualizado em 03/03/2016 às 17:03, por Redação Portal IMPRENSA.

de Jornalismo Investigativo anuncia nesta quinta-feira (3/3) a abertura da Casa Pública, o primeiro centro cultural de jornalismo do país, além do lançamento da Mapa do Jornalismo Independente, levantamento sobre as novas iniciativas de mídia no Brasil.
Crédito:Divulgação Espaço tem como objetivo fomentar produção de jornalismo independente
A Casa Pública, com sede no Rio de Janeiro, é um centro para a produção, fomento, discussão e apoio ao jornalismo independente e inovador no Brasil a na América Latina e tem como objetivo fortalecer a produção de conteúdos de qualidade, aprofundados, pautados pelo interesse público e pela defesa da democracia.

A inauguração do espaço acontecerá no próximo dia 19 de março e o local funcionará das quartas aos sábados, das 10h às 21h, na rua Dona Mariana, 81, no bairro de Botafogo. A Casa Pública também promoverá exposições e mostras de filmes, além de apoiar e receber eventos de jornalismo e criar workshops e laboratórios.
Levantamento - jornalismo independente
A Pública também lança o , um levantamento extenso que traz informações sobre 70 iniciativas de mídia de todo o Brasil, onde serão mostrados veículos que nasceram na rede, fruto de projetos coletivos e não ligados a grandes grupos de mídia, políticos, organizações ou empresas.

Além das organizações listadas, o Mapa do Jornalismo Independente tem caráter colaborativo e permite que os leitores adicionem outras iniciativas através do preenchimento de um formulário no próprio site.

O objetivo deste levantamento é entender como funcionam e como se sustentam essas novas iniciativas.


Leia também

- - -