Agência "Lusa" é multada por manter profissionais sem contrato

Agência "Lusa" é multada por manter profissionais sem contrato

Atualizado em 11/10/2007 às 12:10, por Redação Portal IMPRENSA.

A delegação de Maputo da agência de notícias "Lusa" foi multada em quase três mil euros por fiscais do Ministério do Trabalho de Moçambique. Segundo o que publicou, nesta quinta-feira (11), o Diário de Notícias , o motivo da multa foi manter a seu serviço nove colaboradores sem contrato de trabalho.

A notificação da multa chegou à agência há cerca de quinze dias, mas os inspetores do Ministério do Trabalho ainda não deram qualquer prazo para que a agência noticiosa portuguesa retifique a situação. Em declarações ao Diário de Notícias , o secretário-geral da Lusa, José António Santos, afirmou que "os contratos estavam prestes a ser assinados, mas a inspeção esteve antes disso na delegação", garantindo que "a Lusa quer cumprir com a legislação dos países onde se encontra".

A multa aplicada à "Lusa" não é a primeira do gênero a afetar empresas portuguesas em Moçambique. Empresas como a construtora Tâmega e o Banco Internacional de Moçambique, que é detido pelo Millenium BCP, já foram multadas anteriormente por motivos que também envolveram contratos de trabalho.