Agência Getty Images acusa Google de promover pirataria de fotos

A agência de fotografias Getty Images prestou queixa formal contra o Google nesta quarta-feira (27). Na denúncia, a empresa acusa a maior ferramenta de buscas da internet de colher fotos de uma maneira que afasta o tráfego do site pago, ameaçando, portanto, o ganha-pão dos mais de duzentos mil colaboradores que dependem do seu modelo de negócios.

Atualizado em 27/04/2016 às 16:04, por Redação Portal IMPRENSA.

Images prestou queixa formal contra o nesta quarta-feira (27). Na denúncia, a empresa acusa a maior ferramenta de buscas da internet de colher fotos de uma maneira que afasta o tráfego do site pago, ameaçando, portanto, o ganha-pão dos mais de duzentos mil colaboradores que dependem do seu modelo de negócios.

Crédito:Reprodução Agência acusa Google de prejudicar colaboradores da Getty Images
Segundo a Folha de S.Paulo , a Getty argumenta que o Google está pegando carona no negócio do fotojornalismo sem gerar conteúdo e que, em virtude de seu tamanho e relevância, aproveitou para mudar drasticamente a maneira de apresentar as fotos, gerando prejuízos para a agência.

Para a diretora jurídica da Getty, Yoko Miyashita, essa nova forma de exposição desvia clientes do site da agência direcionando-os para a plataforma de busca. “Isso promove a pirataria, resulta em violações generalizadas de direitos autorais e transforma usuários em piratas acidentais”.

A agência de fotografias havia procurado a gigante da internet para conversar há três anos, mas a resposta foi que ou eles aceitavam a nova forma de exposição ou teriam suas imagens excluídas. Yoko ressalta que ficar de fora da ferramenta de buscas mais utilizada no mundo seria o mesmo que ficar invisível na web.

Após a queixa, a Comissão Europeia terá que decidir se o Google violou ou não as regras de concorrência vigentes no continente.