Agência estatal intervém em dois canais de TV do Equador
Agência estatal intervém em dois canais de TV do Equador
A estatal Agência de Garantia de Depósitos (AGD) do Equador interveio, na madrugada desta terça-feira (8), em pelo menos dois canais de televisão ligados ao Grupo Isaias, associado a um banco fechado que está sob investigação financeira.
A AGD é a entidade responsável por recuperar o dinheiro que o Estado destinou para sanear cerca de vinte bancos que sofreram intervenção após a crise financeira, considerada a pior do país, entre os anos de 1998 e 1999.
Durante a madrugada, dezenas de policiais bloquearam as entradas aos canais "TC-Televisión" e "Gamavisión", em Quito e Guayaquil, segundo fontes desses dois meios de comunicação.
Essas fontes afirmaram ainda que os representantes da AGD, que também entraram nas dependências do canal "TC-Televisão", repetiram diante das câmeras que o trabalho dos funcionários das empresas afetadas está "garantido". Uma fonte deste canal de TV afirmou à imprensa que a medida não afeta apenas os dois canais mas, possivelmente, algumas revistas, uma TV a cabo e outras empresas do Grupo Isaias, que envolve mais de cem companhias.
A agência equatoriana mantém um julgamento por suposto desvio de dinheiro do Estado entregue ao Filanbanco, cujos proprietários eram os irmãos Roberto e William Isaias, cuja extradição dos Estados Unidos foi solicitada pelo Equador para que se submetam à Justiça.
Na última segunda-feira (7), o governo do Equador desmentiu rumores jornalísticos sobre uma possível apreensão dos bens da "TC-Televisão" por parte dessa agência estatal.
Com informações da EFE
Leia mais






