Agência estatal chinesa pede combate aos boatos em microblogs

A agência estatal de notícias chinesa Xinhua pediu que as empresas de Internet, autoridades regulatórias e a polícia se esforcem para acabar com os boatos na rede.

Atualizado em 31/08/2011 às 16:08, por Redação Portal IMPRENSA.

chinesa Xinhua pediu que as empresas de internet, autoridades regulatórias e a polícia se esforcem para acabar com os boatos na rede. Tudo indica que a intenção do Partido Comunista seja controlar o crescimento dos microblogs. As informações são do site Exame.com.


Cerca de 200 milhões de chineses usam sites semelhantes ao Twitter, o que possibilita a disseminação de informações em altíssima velocidade. As autoridades se sentem incomodadas com isso, apontando a capacidade de propagação de inverdades, que podem causar pânico e revolta contra o governo.


Segundo a Xinhua, a internet chinesa é um fórum agitado de debate público, contando com o maior número de usuários do mundo. A agência ainda afirma que é preciso acabar com os rumores, para proporcionar o crescimento de uma rede saudável de informações.


O comentário da companhia não é equivalente a um direcionamento político, mas, aliado ao fato de que, na semana passada, um importante funcionário do governo cobrou das empresas de internet um combate aos boatos, pode sinalizar que as autoridades chinesas consideram a possibilidade de um ajuste na censura.


Leia Mais