Agência EFE anuncia lucro de 1 milhão de dólares em 2007
Agência EFE anuncia lucro de 1 milhão de dólares em 2007
A Agência EFE obterá um lucro de cerca de 700 mil euros - 1 milhão de dólares - em seu lucro de exploração do exercício 2007, anunciou, nesta terça-feira (11), seu presidente, Alex Grijelmo.
O anúncio foi feito em Oviedo, onde a EFE realiza sua 3ª Conferência Mundial de Diretores, encontro que reúne cerca de 100 altos cargos da agência na Espanha e no resto do mundo.
O presidente da agência - considerada a quarta do mundo - disse durante seu discurso na inauguração oficial da Conferência que a "Efe tem seu EGM particular: os resultados da empresa", fazendo referência ao Estudo Geral de Meios que mede a audiência das mídias informativas.
Apesar do bom resultado, Grijelmo salienta que a EFE já passou por dificuldades. "Em 2004, a Efe teve prejuízo de 4,5 milhões de euros. Em 2005 conseguimos reduzir as perdas para mais da metade, com um resultado negativo de 2 milhões de euros. No ano passado, a Efe conseguiu entrar no azul tanto no resultado de exploração como no resultado total consolidado, algo que aconteceu pela primeira vez em sua história. No presente ano, 2007, essa situação vai se repetir", assegurou.
O lucro anunciado pelo presidente para este ano é três vezes maior ao de 2006, ano que fechou com 204 mil euros. "A Efe vai triplicar seu lucro de exploração este ano, que deve chegar a cerca de 700.000 euros", disse.
O presidente da Efe explicou também que a empresa precisa desses recursos econômicos próprios para arcar com os investimentos que a empresa está fazendo atualmente, para que possa enfrentar as profundas inovações tecnológicas e uma mudança para um novo prédio em Madri. "Sobretudo precisamos dos resultados positivos para garantir nossa independência informativa e nossa independência de gestão, pois uma não existe sem a outra", acrescentou.
A Efe conta com 2.500 clientes no mundo todo e cerca de 3.000 jornalistas, que estão presentes em 180 países e pertencem a 60 nacionalidades, elaboram mais de 2.000 informações diárias. Seus serviços são oferecidos em espanhol, catalão, inglês, português (para o Brasil) e árabe. A agência também oferece produtos audiovisuais e multimídia em espanhol, árabe, português e catalão.






