Agência DM9DDB usa Twitter para selecionar estagiários de Mídia

Agência DM9DDB usa Twitter para selecionar estagiários de Mídia

Atualizado em 23/06/2009 às 18:06, por Redação Portal IMPRENSA.

O Twitter foi o veículo escolhido pela DM9DDB para um concurso que selecionará dois estagiários de mídia para trabalhar na agência por até um ano. A ação foi criada para celebrar o Dia do Mídia, que foi comemorado pelo mercado publicitário no dia 21 de junho.

"Toda a agência está voltada para o pensamento convergente, foi dentro dessa filosofia que decidimos criar uma ação inovadora que homenageasse esse profissional de forma diferente ao buscar novos talentos usando uma nova mídia", afirma Monica de Carvalho, diretora geral de Business da DM9DDB.

A seleção funcionará em três etapas. Na primeira, estudantes matriculados em qualquer curso noturno do 2º ou 3º ano de faculdade, residente em São Paulo ou no Grande ABC, devem se cadastrar no e ler o regulamento.

Caso esteja apto a participar da seleção, o candidato deve criar um Twitter exclusivo para o processo, que deve ter necessariamente o seu nome seguido da sigla _DM9. Assim, se o estudante Fabricio Andrade se candidatar, o twitter dele deve ser Fabricioandrade_DM9 (Em caso de homônimos pode-se fazer uma abreviação). Com o twitter pessoal criado, o candidato deve seguir o da seleção.

No dia 6 de julho, começa a segunda etapa do processo. Em seis dias, os candidatos devem usar o Twitter para conseguir o maior número de seguidores entre os concorrentes do processo de seleção. "Nosso objetivo é testar o poder de articulação e negociação dos candidatos, por isso criamos um desafio em que eles precisarão convencer seu adversário a ser seu seguidor", explica Mônica.

No dia 12 de julho, essa fase é encerrada e no dia seguinte, uma segunda-feira, será feita uma apuração em que os 50 candidatos com o maior número de seguidores passarão para a próxima etapa. Mas, atenção, entre os seguidores só podem estar outros concorrentes do processo com twitter terminados em _DM9 e para evitar perfis falsos, o cadastro pedirá o CPF do candidato (primeira fase).

Os 50 candidatos com melhor resultados passam para a terceira etapa. O desafio nesta fase é que eles consigam mobilizar pessoas e recursos para divulgar uma mensagem - ainda secreta - em mídias diferenciadas e de forma criativa. Essa mensagem estará disponível a todos os finalistas no twitter @sigamidiadm9. Os dois autores dos projetos mais criativos ganham estágio remunerado (R$930) e contrato assinado via CIEE - Centro de Integração Empresa-Escola.

Para divulgar o processo de seleção, a DM9DDB criou uma campanha multiplataforma composta por anúncios em veículos impressos, rádio, internet e ações em faculdades. "um dos nossos desafios foi usar as mídias de uma forma inovadora nas campanhas", afirma Fabrício Andrade, diretor de Mídia. Assim, entre os anúncios está o uso inédito de testeiras em editorial de mídia, intervenções gráficas no conteúdo editorial de jornais, além das blitz em universidades com distribuição de material exclusivo.