Agência de Notícias da Aids terá um núcleo em Moçambique

Agência de Notícias da Aids terá um núcleo em Moçambique

Atualizado em 20/07/2009 às 18:07, por Redação Portal IMPRENSA.

Com mais de seis anos de atuação no Brasil, a Agência de Notícias da Aids terá um núcleo em Maputo, capital de Moçambique, na África.

A inauguração da Agência de Notícias de Resposta ao Sida (Síndrome de Imunodeficiência Adquirida), núcleo e extensão da divisão brasileira, acontecerá no próximo dia 13 de agosto.

O site Farol Comunitário informa que o projeto da agência de notícias em Moçambique é coordenado pela jornalista e editora executiva Roseli Tardeli, que declarou ter planos para montar a central noticiosa há três anos. "Quando fundei a Agência Aids no Brasil, em maio de 2003, disse em entrevista à imprensa que a próxima parada seria a África. Sempre tive vontade de realizar um trabalho semelhante ao que construímos no Brasil nos países de língua portuguesa. Além de ser um desafio é um grande presente que ganho neste ano de 2009: a oportunidade de contribuir para que jornalistas africanos estejam cada vez mais conscientes e engajados na luta contra o crescimento do HIV", acrescenta.

Roseli afirma destaca, ainda, que a Agência na África nasce com a intenção de trocar experiências e promover um intercâmbio entre os jornalistas.

A Agência de Notícias de Resposta ao Sida é resultado de uma parceria que envolve o UNAIDS, ONUSIDA (Programa Conjunto das Nações Unidas para o HIV/Aids do Brasil e Moçambique) UNICEF, CICT (Centro Internacional de Cooperação Técnica em HIV/Aids do Ministério da Saúde), MISA (Instituto de Comunicação Social da África Austral) AGÊNCIA AIDS.

Leia mais