Agência de notícias Associated Press é proibida de divulgar fotos de família real holandesa

Agência de notícias Associated Press é proibida de divulgar fotos de família real holandesa

Atualizado em 28/08/2009 às 16:08, por Redação Portal IMPRENSA.

A organização Repórteres sem Fronteiras (RSF) divulgou um comunicado, nesta sexta-feira (28), se dizendo "escandalizada" com a condenação da agência de notícias Associated Press, que divulgou imagens da família real da Holanda de férias na Argentina.

Um juiz da Amsterdã, capital holandesa, proibiu a agência de divulgar quatro fotos que mostram o príncipe herdeiro da Holanda, Willem-Alexander, de férias com a família em uma estação de esqui na Argentina. Caso a AP publique as imagens novamente, pagará uma multa de mil euros por foto.

Para a Justiça da Holanda, "essas fotos não acrescentam nada ao debate público", e "a proteção da vida privada dos autores da queixa, nesse caso, pesa mais do que a liberdade de expressão da AP".

"Estamos decepcionados e escandalizados com a decisão tomada pelo tribunal. A justiça da Holanda abrirá um caminho 'real' para todos os chefes de Estado e cabeças coroadas do planeta que, desejando proteger sua imagem, não hesitarão em seguir essa decisão para justificar suas perseguições aos jornalistas que se arriscarem a utilizar fotos que não sejam as devidamente autorizadas por seu serviço", afirmou a RSF na nota.

Para a entidade, "é lamentável e vergonhoso que um exemplo como esse seja dado por um país da União Europeia, geralmente saudada por seu engajamento na defesa da liberdade de expressão", informou a agência de notícias AFP.

Leia mais