Agência de jornalismo do Rio Grande do Norte promove série de debates sobre mídia alternativa
Formada por um coletivo de profissionais de comunicação pautados pela defesa dos direitos humanos, das liberdades individuais e da democracia, a agência de jornalismo Saiba Mais completou três anos no dia 31 de agosto.
Atualizado em 03/09/2020 às 15:09, por
Redação Portal IMPRENSA.
Com sede em Natal (RN), a agência está celebrando a data com o “Manual de Sobrevivência da Mídia Independente e Alternativa”. Trata-se de uma série de debates entre jornalistas de diferentes regiões do país, incluindo Pernambuco, Amazonas, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte.
O evento acontece até domingo (5 de setembro), sempre às 17h, pela plataforma Google Meet. Os debates também estão disponíveis no canal do Youtube e na página do Facebook da agência Saiba Mais. Crédito:Reprodução Saiba Mais Leandro Demori, do Intercept Brasil, participa de debate sobre jornalismo promovido por agência Saiba Mais Entre os jornalistas que já participaram dos debates estão Leandro Demori (The Intercept Brasil), Carolina Oms (AzMina) e Laura Capriglione (Jornalistas Livres).
Nesta quinta (3) é a vez de Raquel Brasil, fundadora da Amazônia Real, agência com sede em Manaus (AM), especializada em meio ambiente e direitos dos povos da floresta amazônica.
Na sexta (4) a conversa será com Pedro Borges (Alma Preta) e no sábado (5) com Sérgio Miguel (Marco Zero Conteúdo).
Também particpam do evento jornalistas potiguares, entre eles Jana Sá (Contrafluxo), Lara Paiva (Brechando), Willian Robson (agência Moscow), Mônica Costa (Nossa Ciência) e Michelle Ariany (Elo Jornal).
Editor da Saiba Mais, Rafael Duarte acredita que o debate sobre mídia independente e alternativa é altamente necessário no cenário atual.
"O Brasil é muito grande pra comportar um único modelo de jornalismo. E o mapa da mídia alternativa e independente do país mostra isso", afirma Duarte, acrescentando que, além de conhecer e entender as várias formas de sobrevivência dos veículos de outros cenários e regiões, a ideia é estimular outros jornalistas potiguares a criar seus próprios veículos, "pensando na sustentabilidade de cada proposta”.





