Agência cria portal de notícias que promete total acessibilidade a pessoas com deficiência
Agência cria portal de notícias que promete total acessibilidade a pessoas com deficiência
A agência Espiral Interativa, em apoio com o Instituto Mara Gabrilli, lançou, na última quarta-feira (24), o portal , que promete total acessibilidade a pessoas com deficiência. De acordo com a Espiral, o projeto - que conta com o envolvimento de 20 profissionais - surge em resposta à insuficiência de sites informativos voltados para as pessoas com limitações visuais, auditivas e motoras.
| Divulgação |
| Simone Freire |
"Hoje existe bastante conteúdo voltado para as pessoas com deficiência, mas faltava um portal que agregasse todas essas informações", disse a diretora da Espiral, Simone Freire. "Não criamos apenas uma página para ficar no ar, ela é atualizada diariamente".
Entre as ferramentas de acessibilidade, estão legendas para os vídeos divulgados, alto contraste nas cores - para o público com visão parcial ou portadores de daltonismo -, áudio em reportagens e zoom nas tipografias das fontes. O próximo objetivo, segundo Simone, é introduzir linguagem de libras no portal.
O site ainda traz uma seção chamada "Conte sua história", em que leitores podem dar depoimentos sobre seu dia-a-dia, dificuldades e histórias pessoais, além de um fórum de debates sobre assuntos voltados aos deficientes. O uso de células-tronco é um dos dois temas abordados na área opinativa do portal.
"Quanto mais informação temos, há mais condições de crescimento. Embora a gente derrube as barreiras físicas, é preciso que cada um de nós elimine as próprias barreiras internas, pois só assim encontraremos nossa superação para enxergarmos um mundo maior que o que nós vemos. E isso é possibilitado pela educação", disse Mara Gabrilli, na inauguração do portal. Vereadora em São Paulo pelo PSDB e fundadora de um instituto de apoio às pessoas com deficiência, Mara é parceira no projeto.
A iniciativa é fruto de trabalho de oito meses e conta com patrocínio de empresas do setor privado.
O lançamento do site ocorre em meio à repercussão da personagem Luciana, da novela "Viver a Vida". Na trama, exibida pela Rede Globo, Alinne Moraes interpreta a protagonista, que fica tetraplégica após um acidente de automóvel.
Leia Mais
-






