Agência Associated Press cria sub-agência para monitorar uso indevido de seu conteúdo na web

Agência Associated Press cria sub-agência para monitorar uso indevido de seu conteúdo na web

Atualizado em 07/02/2011 às 14:02, por Redação Portal IMPRENSA.

A direção da agência Associated Press aprovou a criação de uma empresa independente para licenciar conteúdo digital por temer seu uso não-autorizado na internet, informa a Editor & Publisher e a própria agência.
Intitulada News Licensing Group, a nova agência é uma tentativa de proteger e licenciar o conteúdo digital de milhares de organizações jornalísticas. Em outras palavras, a agência será encarregada de assegurar que a AP seja ressarcida financeiramente cada vez que algum de seus produtos for reproduzido na internet.
Segundo informa o Knight Center for Journalism in the Americas, o The Wall Street Journal comparou a nova agência à organização norte-americana responsável pela preservação dos direitos autorais dos músicos no país, algo como o Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad) no Brasil.
Com lançamento previsto para o próximo semestre, a agência é "a consequência das crescentes tensões entre as organizações tradicionais de notícias sobre como seu conteúdo é divulgado e reproduzido na internet. Enquanto seus leitores migram para a mídia on-line, muitos jornais vêm reclamando de que não são capazes de capitalizar pela internet de forma adequada, em parte porque muitos outros sites reproduzem gratuitamente seu conteúdo", informou o Wall Street Journal .
Segundo a agência Bloomberg, mais de mil jornais dos EUA comprometeram-se a participar da nova agência, que terá status de grupo.

Leia mais