AFP anuncia novas ferramentas para detectar reprodução de suas notícias na internet
AFP anuncia novas ferramentas para detectar reprodução de suas notícias na internet
Nesta quinta-feira (21), a agência de notícias AFP anunciou que adotou novos softwares pra detectar o uso ilícito de suas notícias na internet.
Em comunicado, a agência afirmou que "a exploração na internet dos conteúdos da AFP é feita às vezes violando seus direitos autorais e os direitos que tem sobre suas bases de dados, é, portanto, vital para a agência adotar meios tecnológicos para fazer um acompanhamento da utilização de seus conteúdos na internet e para se assegurar que os direitos de seus clientes sejam protegidos e reconhecidos".
Segundo Erik Monjalous, diretor comercial e de marketing da AFP, "a proteção de nossos direitos autorais é vital ante a revolução de hoje em dia no mercado dos meios de comunicação. Com estes dispositivos, abordamos mais serenamente os desafios que nos esperam, principalmente com a emergência de um novo tipo de mídia como as redes sociais e os blogs".
São três ferramentas especializadas que permitirão o acompanhamento de rede. Um programa permite seguir em tempo real a exploração das notícias na internet, outro encontra os conteúdos de anos anteriores que continuam presentes na rede e um terceiro sistema identifica as fotografias publicadas. Caso fiquei comprovado o uso ilegal de informações da AFP, os usuários serão notificados e poderão sofrer processos judiciais.
De acordo com Philippe Massonnet, diretor de informação da AFP, "estas ferramentas permitirão também analisar melhor nossos conteúdos publicados com o objetivo de melhorar constantemente a produção, para adaptá-la mais às necessidades dos clientes, principalmente no âmbito multimídia".
Leia mais






