Afiliada do SBT em Natal é multada em R$ 40 mil por favorecer candidata

Afiliada do SBT em Natal é multada em R$ 40 mil por favorecer candidata

Atualizado em 19/09/2008 às 11:09, por Redação Portal IMPRENSA.

A Justiça Eleitoral acatou a ação movida pela coligação "União por Natal" e multou em R$ 40 mil a TV Ponta Negra, afiliada do SBT em Natal (RN), por propaganda ilegal em favor da candidata à Prefeitura da capital do Rio Grande do Norte Micarla de Sousa, do PV. A coligação - que tem como candidata a petista Fátima Bezerra - citou o programa eleitoral do dia dez de setembro deste ano da concorrente pelo Partido Verde.

Segundo o site Tribuna do Norte, no programa em questão, foi enfocado o trabalho do Instituto Ponte da Vida como uma ação social de Micarla de Sousa. No dia seguinte, a TV Ponta Negra exibiu matéria sobre o mesmo Instituto e veiculou entrevista com a mãe da candidata, Mirian de Sousa.

Em sua decisão, a juíza eleitoral Martha Danyelle considerou que "o que houve não foi a simples apresentação de uma entidade de assistência social, com ações voltadas aos menos favorecidos, efetivou-se o vínculo com a propaganda do horário eleitoral gratuito veiculada em favor da candidata Micarla de Souza. A matéria jornalística ecoou a propaganda eleitoral, de modo a ensejar à referida candidata um espaço a mais, que não foi dado a qualquer outro candidato, propiciando que o eleitor-telespectador apreciasse o trabalho da entidade de iniciativa da candidata Micarla e de sua família".

Leia mais