Afiliada da Globo no Pará lança projeto de reportagem para crianças

Nesta terça-feira (8/9), a TV Liberal lançou o concurso “Repórter Mirim”, que tem o objetivo fazer com que crianças de 7 a 12 anos escrevam um texto sobre o que pensam sobre a cidade de Belém (PA).

Atualizado em 08/09/2015 às 13:09, por Redação Portal IMPRENSA.


Crédito:Reprodução Concurso para crianças visa produção de reportagens sobre Belém (PA)
Segundo o G1, os participantes poderão falar sobre o que é característico na cidade, o que há de bom ou o que precisa melhorar. Os textos serão avaliados por uma comissão julgadora e os melhores trabalhos serão exibidos no "Jornal Liberal” 1ª edição.

O diretor da emissora, Paulo Fernandes, explica que o projeto foi implantado em duas afiliadas da Rede Globo. “É uma iniciativa que visa valorizar a criança, trabalhar com ela com um tema que esteja presente em sua vida e dar oportunidade para que ela desenvolva um texto sobre o que ela acha da cidade”, disse.

Os autores dos cinco melhores textos produzirão reportagens sobre suas próprias obras. Eles receberão o auxílio de jornalistas da TV Liberal para transformar suas produções em matérias televisivas.

Fernandes acrescenta que “a criança vai ver toda a orientação da equipe da TV, mas a essência é o texto que ela escreveu de próprio punho”. “Vamos valorizar a criança, a nossa terra e os telespectadores do futuro”, afirmou.

Para a editora-chefe do “Jornal Liberal”, Josy Maciel, o projeto é uma oportunidade para que o olhar do telespectador esteja presente na TV. “As crianças sempre têm esta visão de futuro. A gente vai servir de instrumento para mostrar a comunidade esta visão”, disse.

As crianças que pretendem concorrer precisam escrever um texto de no mínimo 20 linhas com o tema “Belém para mim”. Desde que autorizadas pelos responsáveis, podem participar do projeto crianças de todas as cidades do estado. O candidato precisa preencher uma ficha de inscrição e entregá-la na sede da TV Liberal.
De acordo com o jornalista e professor João Carlos Pereira, a participação serve de incentivo para que o jovem desenvolva sua escrita. Para ele, é importante que a criança sempre tenha contato com a produção textual.

Leia também -
-
-