Afiliada da Band no Pará demite apresentador que ofendeu Patrícia Campos Mello

Joaquim Campos, apresentador do programa policial Metendo Bronca, da RBATV (Rede Brasil Amazônia de Comunicação), afiliada da Band no Pará, foi demitido da emissora na quinta-feira (20/02), após fazer insinuações sexuais contra a jornalista Patrícia Campos Mello, da Folha de S.

Atualizado em 21/02/2020 às 14:02, por Redação Portal IMPRENSA.

Paulo, chamando-a de “vagabunda”.

Crédito:Reprodução As ofensas foram feitas durante sessão na Câmara Municipal de Belém, onde Campos é vereador. Duramente criticado por seus colegas, mais tarde, o apresentador repetiu as ofensas nas redes sociais. “Não concordo que trocar informações por sexo seja jornalismo”, escreveu.

Campos se referia as declarações feitas por Hans River do Nascimento, ex-funcionário da Yacows, empresa de disparo de mensagens em massa nas eleições de 2018, que afirmou que a jornalista fez uma insinuação sexual para ele com o objetivo de obter informações.

Em comunicado, a RBATV disse não concordar com as opiniões de Joaquim Campos e que ele foi dispensado do programa Metendo Bronca, que tem média de 5 pontos no Ibope.

“A RBA de Comunicacão repudia atitudes e manifestações ofensivas, preconceituosas e de misoginia, que venham a ferir a dignidade humana e a honra das pessoas e tomou a decisão de afastar o apresentador de suas funções na emissora”, diz a nota da emissora.

O Sindicato dos Jornalistas do Pará (Sinjor-PA) informou que estuda quais medidas jurídicas podem ser tomadas em relação ao fato e cobra providências do presidente da Câmara Municipal de Belém, vereador Mauro Freitas (PSDC), a da presidência do Podemos [do qual Campos é vereador] quanto ao comportamento do vereador.

O Podemos informou ter encaminhado pedido de abertura de processo de expulsão. Em nota, assinada pelo presidente do partido e deputado estadual Igor Normando, o partido esclarece que não tolera qualquer tipo de preconceito, agressão e violência contra as mulheres.

“Diante do fato ocorrido, tomando conhecimento de que o mesmo ainda está filiado ao Partido, e, não existindo condições da permanência do filiado nos quadros do Podemos, a Direção Estadual, por unanimidade, encaminhou pelo acionamento do referido vereador no conselho de ética, iniciando assim, o processo de expulsão”, diz o comunicado.