AFA pede mais verba de direitos de transmissão de TV para clubes argentinos

AFA pede mais verba de direitos de transmissão de TV para clubes argentinos

Atualizado em 05/08/2009 às 19:08, por Redação Portal IMPRENSA.

O presidente da Associação de Futebol Argentino (AFA), Julio Grondona, declarou, na última terça-feira (4), que um aumento no valor dos direitos de transmissão dos jogos pela TV poderia solucionar a crise financeira dos clubes do país.
De acordo com determinação do comitê executivo da AFA, o torneio Apertura, com previsão de início para o próximo dia 14 de agosto, só começará depois que os clubes pagarem o que deve a seus jogadores e também regularizar a situação de impostos atrasados. A decisão vale igualmente para competições de outras divisões.
Com intenção de chegar a um consenso quanto à um meio de geração de mais recursos e suspensão de restrições que pesam sobre algumas equipes, Grodonha e Ricardo Echegaray, chefe do órgão arrecadador do país, discutiram a situação tributária dos clubes.
Após a reunião, Grodonha declarou, em tom pessimista, que "por enquanto não há futebol". "Para mim a solução é que a AFA receba mais dinheiro (...) da televisão", completou.
Na última segunda-feira (3), segundo informações da agência de notícias Reuters, a AFA requisitou às empresas responsáveis pelo comércio futebolístico uma quantia de 750 milhões de pesos (US$ 187 milhões) por temporada. A atual temporada, de acordo com a Reuters, custou 268 milhões de pesos aos canais.
A imprensa local diz que as TVs podem apresentar uma proposta. No entanto, em troca teriam de se comprometer com um vínculo com a AFA até 2020 e ainda teriam de antecipar o dinheiro para que os clubes quitem suas dívidas. O contrato atual assegura parceria até o ano de 2014.
Leia mais