Advogado é denunciado à OAB do Paraná após agressão a jornalistas da CBN e da RICTV

Jornalistas da CBN e da RICTV foram agredidos em Curitiba (PR), no dia 8 de abril, pelo advogado Gelson Arendt, enquanto cobriam um protestode mães contra um condomínio empresarial que decidiu multar um odontopediatra especializado em crianças com necessidades especiais.

Atualizado em 11/04/2022 às 16:04, por Redação Portal Imprensa.

A punição teria sido motivada pelo choro das crianças durante as consultas e aplicada pela síndica do condomínio, do qual Arendt é advogado.
Segundo relatos de testemunhas, o advogado tomou o celular das mãos da repórter da CBN Curitiba Simone Giacometti, agrediu o repórter da RICTV Raphael Augustus e deu um soco na câmera do cinegrafista Christopher Spuldaro, também da RICTV. O celular de Simone foi recuperado pelos colegas da emissora de TV. Crédito:Reprodução RICTV Advogado Gelson Arendt é contido por segurança após agressão a jornalistas: denúncia à OAB do Paraná A agressão teria ocorrido após um pedido de entrevista dos jornalistas ao advogado. Arendt, que também é conselheiro da administradora do condomínio, ficou irritado ao ser questionado sobre as multas aplicadas ao profissional de saúde.
Em nota, a direção de jornalismo da Rádio CBN Curitiba, o Sindicato dos Jornalistas do Paraná (Sindijor-PR), a Ordem dos Advogados do Paraná e a RICTV condenaram a atitude do advogado.
Instrumento de trabalho

“A OAB Paraná, após ter contato com o conteúdo do vídeo encaminhado pela Rádio CBN, lamenta profundamente o episódio ocorrido na tarde desta sexta-feira, em que a jornalista Simone Giacometti, teve seu o gravador, portanto seu instrumento de trabalho, agressivamente tomado pelo advogado de um condomínio, durante reportagem no centro de Curitiba."
Ainda segundo a entidade, caso haja formalização da representação contra o advogado, serão tomadas as "medidas disciplinares cabíveis, garantidos sempre os princípios da ampla defesa e do contraditório”.
Já o o Sindijor-PR informou que o prédio em que a agressão ocorreu fica na Avenida Cândido de Abreu, no centro de Curitiba, e que, além das multas aplicadas ao odontopediatra, o condomínio orientou seus funcionários a impedir que os pais e responsáveis dos pacientes com necessidades especiais estacionem na garagem do prédio.
"O Sindicato condena a tentativa de impedir o trabalho dos jornalistas, o que caracteriza um atentado à liberdade de imprensa e, como consequência, à democracia e ao direito de as pessoas receberem informação confiável e ética”.
Por sua vez, o Grupo RIC destacou que as imagens feitas por seus profissionais durante a cobertura do protesto mostram que os jornalistas foram agredidos fisicamente. "O agressor também danificou equipamento da emissora. O incidente exigiu a interferência de seguranças do local para conter a violência absolutamente injustificada contra os repórteres. O Grupo RIC e a sua emissora RICTV reiteram a completa confiança nas instituições que certamente atuarão para coibir ações lamentáveis como essa, que atenta contra a liberdade de imprensa".