Advogado de J.K. Rowling é multado por revelar pseudônimo da autora

Chris Gossage, advogado da escritora britânica J.K. Rowling, autora da série de livros "Harry Potter", foi multado por um órgão br

Atualizado em 03/01/2014 às 12:01, por Redação Portal IMPRENSA.

Chris Gossage, advogado da escritora britânica J.K. Rowling, autora da série de livros "Harry Potter", foi multado por um órgão britânico de fiscalização do Judiciário em mil libras esterlinas (algo em torno de R$ 4 mil) por ter revelado, em julho de 2013, que sua cliente era a verdadeira autora de um romance policial assinado por um pseudônimo.
Crédito:Divulgação Advogado da autora foi multado por revelar informação confidencial da cliente
Segundo a agência Reuters, Gossage foi notificado pela Autoridade de Regulamentação da Advocacia da Grã-Bretanha, multado e advertido por ter revelado informação confidencial de um cliente para terceiros. O advogado afirmou que contou o segredo de Rowling para uma amiga de sua esposa, Judith Callegari, que, por sua vez, transmitiu a um jornalista britânico.
Depois de tomar medidas legais contra Gossage e Judith, a autora aceitou ainda um pedido de desculpas do escritório de advocacia, que pagou os custos do processo e fez uma doação substancial, de valor não revelado, a uma instituição de caridade de sua preferência, a Soldier's Charity.
Rowling escreveu o romance "The Cuckoo's Calling" sob o pseudônimo de Robert Galbraith, apresentado pelo material de divulgação do livro como um policial militar aposentado. Na época da revelação, a escritora disse que havia sido "maravilhoso" publicar sem alarde ou expectativa e ouvir comentários sobre o livro, sob um nome diferente, mesmo que isso tenha significado que algumas editoras rejeitassem a obra, como também havia acontecido quando ela tentou publicar os primeiros da série "Harry Potter".