Adesões diferenciadas marcam o dia de protesto em Santa Catarina

Adesões diferenciadas marcam o dia de protesto em Santa Catarina

Atualizado em 16/09/2005 às 09:09, por Fonte: Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina.

O protesto contra o desinteresse patronal em negociar a reposição salarial deste ano, convocado pelo SJSC para ontem, teve adesões bastante diferenciadas nas diversas cidades catarinenses.

Em Chapecó, durante a manhã, um grupo de dez profissionais e estudantes enfrentou o frio e a chuva e distribuiu panfletos no terminal urbano. O texto denunciava o descaso patronal à população chapecoense. A TV Universitária da Unochapecó registrou a mobilização. Na Câmara de Vereadores, a bancada do PCdoB encaminhou uma moção de apoio à campanha salarial dos jornalistas, que deve ser votada nos próximos dias. A adesão ao uso de roupa preta foi significativo em todos os locais de trabalho.

Em Concórdia o presidente eleito do SJSC visitou todas as redações para falar da campanha salarial, e passou nas salas de aula da UnC para conversar com os estudantes do curso de Jornalismo sobre campanha salarial, estágio e registros precários. Segundo Lunge, cerca de 60% dos profissionais e estudantes dos locais visitados vestiam preto. Na redação do Jornal de Santa Catarina, em Blumenau, cerca de 70% dos profissionais vestiam preto ontem. Em Joinville e Florianópolis a adesão ao movimento foi pequena.