Acusados de gravarem palestra, estudantes de Cambridge são retirados de encontro com Julian Assange

Acusados de gravarem palestra, estudantes de Cambridge são retirados de encontro com Julian Assange

Atualizado em 16/03/2011 às 11:03, por Redação Portal IMPRENSA.

Dois estudantes da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, foram retirados de um encontro com Julian Assange, após serem acusados de estarem gravando a conversa.
De acordo com o próprio jornal da universidade, o Varsity , foi divulgada uma solicitação para que não gravassem áudio ou vídeo do fundador do WikiLeaks no encontro ocorrido na última terça-feira (15). O Varsity diz que "dois integrantes da audiência foram escoltados para fora do local por supostamente estarem gravando a conversa.". Um dos estudantes, o segundanista Mehdi Jaffer, reclamou, afirmando que estava apenas enviando mensagens de seu celular.A equipe de segurança se desculpou e permitiu que ele entrasse novamente.
Em sua fala exclusiva para membros da Sociedade de Estudantes de Cambridge, Assange disse que as regras quanto aos equipamentos de gravação eram um pouco "rígidas", mas "isso evitaria uma coletiva de imprensa". "Todo lugar que eu vou se torna uma ópera."
Um público de em torno de 800 pessoas compareceram para ouvir Assange falar, formando filas de quase 40 metros do lado de fora do local. Jornalistas foram impedidos de comparecer e somente alunos da Sociedade de Cambridge puderam comparecer.
Sua fala para a casa lotada durou em torno de uma hora e falou sobre a importância de sites como o WikiLeaks como fontes alternativas e descentralizadas, sobre os despachos da diplomacia americana, a privatização da censura, o papel da internet, e as revoluções no Oriente Médio.
Dentre comentários importantes, Assange reconheceu a importância das redes sociais nos levantes no Oriente Médio, mas acredita que não foi tão determinante quanto ao da emissora Al Jazeera. Devido a questões legais- ele está em prisão domiciliar- Assange não poderia responder perguntas que não falassem sobre o tema da palestra. Quando questionado a respeito do caso do soldado Bradley Manning e na suposta deficiência do WikiLeaks de proteger suas fontes, o palestrante foi impedido de responder.

Leia Mais