Acusados de agredir jornalista na China são condenados a 19 anos de prisão

Nesta sexta-feira (21/8), dois homens foram condenados a 19 anos de prisão por utilizar uma arma branca para agredir um jornalista em Hong K

Atualizado em 21/08/2015 às 16:08, por Redação Portal IMPRENSA.

Nesta sexta-feira (21/8), dois homens foram condenados a 19 anos de prisão por utilizar uma arma branca para agredir um jornalista em . O crime fez ressurgir o temor pela liberdade de imprensa na região.
Crédito:Reprodução Jornalista foi ferido a facadas pelos condenados
De acordo com a AFP, Yip Kim-wah e Wong Chi-wah foram julgados por ferir Kevin Lau, ex-redator chefe do jornal investigativo Ming Pao. O profissional é conhecido por suas críticas ao governo.

Para a juíza responsável pelo caso, Esther Toh, os homens cometeram um crime “insensato”. “Lançaram este ataque a sangue frio com o objetivo de conseguir dinheiro”, afirmou.

A acusação afirmou que os dois cometeram o crime porque cada um receberia cerca de US$ 100 mil. Nem a promotoria, nem os debates conseguiram identificar quem encomendou a ação. Os dois se declararam inocentes e alegaram que a polícia os torturou para conseguir a confissão.
Semanas antes do crime, Kevin Lau foi demitido do jornal sob a alegação de que a empresa colocaria alguém mais favorável ao regime implantado em Pequim. A demissão desagradou funcionários do jornal e gerou preocupação sobre o controle que o governo exerce na imprensa