Acupuntura: Medicina ou enganação - Paulo Henrique Correia/UNP

Acupuntura: Medicina ou enganação - Paulo Henrique Correia/UNP

Atualizado em 23/11/2004 às 10:11, por Paulo Henrique de Oliveira Correia e  estudante de jornalismo da Universidade Potiguar-UNP (RN).

Por Nova pagina 1



Técnica milenar chinesa, a acupuntura, vem ganhando adeptos na população brasileira; com suas agulhas espetando o corpo do paciente. Muitos acreditam que isso não passa de charlatanismo, de enganação; já os usuários da técnica revelam suas qualidades e tentam quebrar preconceitos. Mas será que esta forma de aplacar dores realmente funciona?
A medicina chinesa é mundialmente conhecida por usar plantas, ervas, para o tratamento de doenças, como crises respiratórias e dores de cabeça; mas e a acupuntura, o que faz quando é aplicada? Primeiramente temos que saber como ela é utilizada, como é realizada; ela consiste na aplicação de agulhas em pontos específicos do corpo. Sua base filosófica indica que esses pontos afetam os diferentes órgãos e estão localizados sobre canais de energia (chamados meridianos) que se espalham pelo corpo. Pontos localizados nas costas do paciente podem influenciar, dores nas articulações do braço, no sistema fisiológico e obviamente, na coluna do usuário. É por isto que muitos dos pacientes dessa técnica são, doentes crônicos de coluna.
Segundo a doutrina da pratica, o fluxo do "qi" equilibra aspectos biológicos e de personalidade considerados "frios e quietos" (yin) ou "quentes e dinâmicos" (yang). Essa utilização da medicina oriental, esta ganhado novos adeptos a cada dia; e não é só a acupuntura que esta em uso; uma gama de novas técnicas, e remédios invadiu as casas do brasileiro; nunca se viu falar tanto em medicina alternativa, homeopatia, yoga. A revolução esta afetando até os consultórios médicos; uma baixa em atendimentos nos casos de dores de coluna e articulações, remédios encostados nas prateleiras das farmácias; em contrapartida, aulas de yoga, caminhadas e exercícios pelas praias, cheias de gente.
E os que são contra? Existe ainda uma grande parcela da população que é desfavorável a essas formas de tratamento; acham que agulhas penetrando a sua pele são coisas que não condizem com a formação medica que foram criados; preferem tomar as suas pílulas e visitar o medico. Em relação à acupuntura, ate os próprios cientistas vêem com bons olhos a sua utilização; "a técnica não costuma oferecer resultados a curto prazo, mas revelou-se eficiente contra efeitos colaterais de remédios, enjôos,doenças respiratórias, dores e problemas de pressão". Segundo um relatório medico, publicado na revista Nature.