Acordo da União Européia criará sistema de alerta contra crimes na internet

Acordo da União Européia criará sistema de alerta contra crimes na internet

Atualizado em 24/10/2008 às 16:10, por Redação Portal IMPRENSA.

Nesta sexta-feira (24), ministros de Justiça e Interior da União Européia (UE) fizeram um acordo para criar um sistema coordenado de alerta contra crimes na internet, principalmente os relacionados à pornografia infantil.

Jacques Barrot, comissário de Justiça, Segurança e Liberdades, afirmou que serão destinados 300 mil euros, através da Comissão Européia (CE), para ajudar os países do bloco a implementar este projeto. "A luta contra o material de internet que mostra abuso sexual de crianças é uma prioridade absoluta", declarou.

Segundo Antonio Camacho, secretário de Estado de Segurança espanhol, entre 2003 e 2007 o número de delitos praticados na internet investigados pelas autoridades espanholas aumentou 700%, transformando a web em "um palco crescente para a atuação de criminosos".

A Europol (escritório de coordenação das Polícias européias) coordenará uma plataforma em nível europeu alimentada por denúncias e investigações recolhidas por plataformas nacionais, informou a agência de notícias Efe. Com o mecanismo, os 27 países-membros da UE poderão compartilhar informações de maneira mais eficaz.

Leia mais