Ação da HP produz livro com a história de trinta autores analfabetos

Uma iniciativa da empresa HP juntou trinta analfabetos, de diversas partes do Brasil, para escrever um livro. O projeto tem como intuito reg

Atualizado em 27/04/2016 às 19:04, por Redação Portal IMPRENSA.

Uma iniciativa da empresa HP juntou trinta analfabetos, de diversas partes do Brasil, para escrever um livro. O projeto Magic Words, criado pela AlmapBBDO, tem como intuito registrar e imortalizar, através da escrita, as memórias de quem carrega tanta sabedoria popular, mas, por falta de oportunidade, não aprendeu a ler e escrever.

Crédito:Reprodução Projeto conta histórias de 30 analfabetos
Para fazer o registro, a empresa criou uma tecnologia de comando de voz, que permite que as páginas do livro sejam impressas ao mesmo tempo em que os autores contam suas histórias. Dessa forma, ao passo em que eles iam narrando as memórias, o livro passou a tomar forma simultaneamente.

A publicação, que traz trinta relatos de pessoas de lugares como Bahia, Amazônia e São Paulo, ainda tem um toque especial: foi encadernado manualmente. Os registros fotográficos são de Gabriel Bianchini e José Cabaço. O jornalista Gilberto Dimenstein assina o prefácio.


A iniciativa será contada no documentário "Magic Words", dirigida por Leandro HBL, da Bando. No site da ação é possível baixar o livro gratuitamente.