Academia Paulista de Letras presta homenagem ao jornalista Benedicto Ferri de Barros

Academia Paulista de Letras presta homenagem ao jornalista Benedicto Ferri de Barros

Atualizado em 24/09/2008 às 18:09, por Redação Portal IMPRENSA.

Nesta quinta-feira (25), a Academia Paulista de Letras fará uma sessão, às 17h, em que homenageará o jornalista e escritor Benedicto Ferri de Barros, falecido no último dia 12 de setembro.

O escritor, que ocupava a cadeira número 12, lecionou Política e Economia na Universidade de São Paulo (USP) e Mercado de Capitais na Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Manteve coluna semanal no O Estado de São Paulo e no Jornal da Tarde. Ainda no Jornalismo, Barros foi fundador da revista Essência (poesia), com Geraldo Vidigal, Betty Vidigal, Nogueira Moutinho e Eros Roberto Grau (1983).

Em outro momento de sua carreira, especializou-se em história e cultura japonesa, e, em virtude de publicações nessa área, foi correspondente cultural para o Brasil da "The Japan Foundation", em 1987, além de expositor no simpósio sobre "Tradução e Edição de Obras Japonesas no Brasil", São Paulo (1989), e integrante de outros desses eventos sobre cultura japonesa. Recebeu o Prêmio de Jornalismo de 1988, concedido pela Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa (1989), e em 1988 visitou o Japão a convite do governo daquele país.

Como escritor, foi autor, entre outras, dos livros "O mercado de capitais dos Estados Unidos - Organizações e seu funcionamento" (trad.), "Mercado de Capitais e ABC de Investimentos", "Mudanças Econômicas Mundiais e a Crise Brasileira", "Japão - A harmonia dos contrários", "Viagem ao Japão", "Rapsódia de Ouro Preto" (poesia), "Porque sou um liberal" (in "A façanha da liberdade"), e "Que Brasil é este? - Um depoimento" (SENAC-SP 2001).

A cerimônia acontece dois dias depois de outra perda para a Academia. Esther de Figueiredo Ferraz, primeira mulher a assumir um Ministério, em 1982, faleceu no dia 23 de setembro.

Leia mais

-
-
-