Academia Brasileira de Letras inicia celebrações do "Ano Joaquim Nabuco"

Academia Brasileira de Letras inicia celebrações do "Ano Joaquim Nabuco"

Atualizado em 12/01/2010 às 15:01, por Redação Portal IMPRENSA.

A Academia Brasileira de Letras (ABL) vai dedicar os próximos dias 17 (domingo) e 18 (segunda-feira) ao início de suas celebrações do "Ano Joaquim Nabuco", que se estenderão até o final de 2010 envolvendo exposição, ciclos de conferências, mesas-redondas e edições.

O presidente Marcos Vinicios Vilaça afirma que ações da Academia ao longo do ano vão homenagear o estadista e acadêmico que, "com ética imbatível, chamou o povo para com ele promover a liberdade e, com a liberdade, a cidadania". Nabuco ocupou a Cadeira nº 27, cujo atual titular é o ensaísta e ex-Ministro da Educação Eduardo Portella.

Domingo, dia 17 (dia que marca o centenário de morte de Nabuco, em 2010), às 10h30, haverá uma missa solene na Igreja da Candelária, celebrada pelo Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, com a participação do coral e orquestra "Os violinos mágicos de Murillo Loures".

Segunda-feira, dia 18, às 17h30, será realizada uma Conferência do Ministro das Relações Exteriores, Embaixador Celso Amorim, sobre "As duas vidas de Joaquim Nabuco: o reformador e o diplomata", no Salão Nobre do Petit Trianon da ABL (Av. Presidente Wilson, 203 - Castelo, RJ).

Às 18h30, será inaugurado o mural cerâmico "O Gigante Nabuco", de autoria do artista plástico pernambucano Francisco Brennand, especialmente concebido e realizado por solicitação da ABL e que ficará permanentemente aberto à visitação pública no saguão do Centro Cultural do Brasil (Palácio Austregésilo de Athayde), na Av. Presidente Wilson, 231 - Castelo.

Para Vilaça, "Nabuco teve emoção política e agiu com ética imbatível. Seus sentimentos, por conta disso, fizeram dele, também, um escritor político de que Minha Formação dá uma estupenda ideia. Ele chamou o povo para com ele promover a liberdade e, com a liberdade, a cidadania".

Leia mais