Abraji e INSI desenvolvem curso para jornalistas em situações de risco

Com diversos módulos, o curso deve abordar, entre outros assuntos, o uso de equipamentos de segurança, noções de primeiros socorros, etc.

Atualizado em 07/11/2011 às 16:11, por Redação Portal IMPRENSA.

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e o International News Safety Institute (INSI) lançarão, no primeiro semestre de 2012, curso para jornalistas profissionais que trabalham em situações de risco e violência. Em parceria com o instituto Oboré e o jornalista João Paulo Charleaux, o treinamento também pretende atrair empresas de comunicação, para que invistam em um fundo destinado a possibilitar a realização do curso em todo o país.
Com diversos módulos, o curso deve abordar, entre outros assuntos, o uso de equipamentos de segurança, noções de primeiros socorros, formas de proteção básica e o planejamento prévio antes de realizar cobertura do tipo. Aspectos jurídicos, humanitários, éticos e psicológicos envolvidos na participação jornalística em situações de risco também serão comentados durante o treinamento.
Desde 2005, o INSI promove cursos do gênero no Brasil. Entretanto, a aliança entre as instituições deve ampliar o acesso e a qualidade dos encontros. "A Abraji e o INSI acreditam que a parceria é uma importante ferramenta para que jornalistas cumpram com a maior segurança possível missões perigosas como a cobertura de tiroteios em favelas, a ação de grupos de milicianos e outras situações de violência", afirmou a Abraji, em nota oficial.
Leia mais

- -