ABL esperava visita de Saramago para posse como sócio correspondente
ABL esperava visita de Saramago para posse como sócio correspondente
A Academia Brasileira de Letras (ABL) comunicou que ficará três dias de luto pelo escritor português José Saramago, que morreu, aos 87 anos, na manhã desta sexta-feira (19). A ABL aguardava uma visita de Saramago ainda neste ano, para que ele tomasse posse da Cadeira 16, como sócio correspondente.
"A notícia nos deixou em estado de enorme tristeza. A próxima sessão acadêmica, quinta-feira que vem, dia 24, na ABL, será dedicada à memória do grande escritor português, por quem sempre tivemos o maior respeito e admiração", afirmou o presidente Marcos Vinicios Vilaça.
Saramago ficaria com a vaga do escritor francês Maurice Druon. Segundo a ABL, o português dedicou sua coluna no Diário de Notícias de Lisboa à Academia Brasileira de Letras, assim que soube da eleição. "Eis-me portanto acadêmico no país que mais amo depois do meu, o Brasil. É como estar em casa", disse o escritor.
A Secretária-Geral da ABL, Acadêmica Ana Maria Machado, também lamentou a morte. "As letras brasileiras se associam à dor de seus leitores por todo o mundo, lamentando sua partida e celebrando sua literatura que permanece. Um sábio, um grande escritor, um ser humano de primeira grandeza", afirmou.
Saramago apresentava há mais de um ano complicações de saúde, com pneumonias frequentes, mas seu estado era considerado estável. Quando morreu, estava em sua casa em Lanzarote, nas Ilhas Canárias.
Leia mais
-






