ABI sedia ato de fundação do Instituto Henfil e homenagem ao cartunista

ABI sedia ato de fundação do Instituto Henfil e homenagem ao cartunista

Atualizado em 05/03/2009 às 17:03, por Thaís Naldoni/Redação Portal IMPRENSA.

Por

Acontece, no próximo dia 12/03, na sede da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), no Rio de Janeiro (RJ), o ato de fundação do Instituto Henfil, que terá como objetivo preservar a obra e a imagem do cartunista Henfil, através da organização de eventos culturais, apoio e organização de projetos sociais, educacionais, ecológicos e de saúde, que envolvam assuntos relativos à doação de sangue, AIDS e hemofilia.

A escolha da ABI como sede do ato não foi por um acaso. Segundo Ivan Cosenza de Souza, filho único de Henfil, todos os registros em carteira de seu pai constam a profissão de jornalista. "Quando meu pai estava no mercado, a profissão de cartunista não tinha qualquer regulamentação, então ele era registrado como jornalista", disse ao Portal IMPRENSA. Soma-se isso ao fato de que Maurício Azêdo, um dos grandes amigos de seu pai em vida, é hoje o presidente da Associação.

Divulgação
O cartunista Henfil
Normalmente, os atos de fundação são eventos fechados, no qual estão presentes apenas os membros do Conselho da futura instituição, que aprovam o estatuto e as diretrizes. No caso do Instituto Henfil, decidiu-se fazer diferente. Como em 05/02 passado o cartunista completaria 65 anos, o ato de fundação transformou-se também em uma homenagem, na qual haverá uma exposição com algumas obras do cartunista, além da exibição de um vídeo.

Por falar em Conselho, Ivan Cosenza afirma que o Instituto Henfil terá como Conselheiros grandes amigos de seu pai, entre eles, como Ziraldo, Zuenir Ventura, Sergio Cabral, Eduardo Suplicy, Paulo Betti, Mauricio Azedo, Aldir Blanc, Wagner Tiso, João Bosco, Tarik de Souza, Chico Caruso e Joffre Rodrigues.

Em busca de sede

Ivan afirma que a fundação do Instituto é um projeto que há anos está em pauta, mas a burocracia e falta de apoio dificultam sua realização. Embora esteja sendo feito o ato de fundação, a entidade ainda não tem sede física e esse é o próximo desafio a ser superado: a busca por apoio. "Depois do ato foi juntar os papéis para registrar o Instituto e, na seqüência, ir em busca de apoio e patrocínio para mantê-lo".

O primeiro passo, depois de conseguir uma sede, será a catalogação da obra, que permitirá que o público possa rever ou conhecer o trabalho e a história de Henfil. "Venho batalhando para manter viva a memória do meu pai, apresentando sua obra às novas gerações e participando, através de seus desenhos, de campanhas, e atividades sociais. Com o Instituto Henfil espero poder cada vez mais contribuir, utilizando sua obra e sua imagem da maneira que ele sempre usou, além de poder preservar sua obra da maneira que ela merece", finaliza.

O ato de fundação do Instituto Henfil acontece no próximo dia 12/03, às 19h, na sede da ABI, à rua Araújo Porto Alegre, 71, no centro do Rio Janeiro (RJ), e a entrada é franca.

Para mais informações ou se houver interesse em colaborar com o Instituto, basta enviar um e-mail para .

Leia mais

-