ABI reprova ameaça de Bolsonaro à Folha e lembra compromisso assumido de respeitar a Constituição

O candidato à presidência da República afirmou que "a Folha de S. Paulo é a maior fake news do Brasil e que não terá verba publici

Atualizado em 24/10/2018 às 09:10, por Redação Portal IMPRENSA.

A Associação Brasileira de Imprensa (ABI) divulgou nota reprovando a declaração dada pelo candidato à presidência da República, Jair Bolsonaro (PSL), ameaçando o jornal Folha de S. Paulo. Nela, o parlamentar afirmou que "a Folha de S. Paulo é a maior fake news do Brasil e que não terá verba publicitária do governo", ameaçou. Crédito:Reprodução A declaração foi dada na esteira dos desdobramentos da matéria revelando um esquema através do qual empresários estavam pagando empresas para disparar pacotes de mensagens contra o PT no aplicativo WhatsApp. A reportagem foi feita pela Folha na semana passada e provocou a abertura de investigação pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), porque a prática é ilegal.
Na nota, o presidente da ABI, Domingos Meirelles, diz esperar que "a incontinência verbal do candidato Jair Bolsonaro em relação à Folha de S. Paulo tenha sido proferida no calor das paixões do momento. Acreditamos que represente uma quebra do termo de compromisso assumido com a ABI de respeitar a liberdade de imprensa, o livre acesso à informação, e as garantias individuais consagradas pela legislação em vigor".
O Termo de Compromisso de Respeito à Constituição foi elaborado pela própria ABI e assinado tanto por Bolsonaro quanto por Fernando Haddad (PT).
Leia a íntegra da nota oficial da ABI .

Leia também: