ABI pede à Anatel explicações sobre fechamento de rádio comunitária no RJ

ABI pede à Anatel explicações sobre fechamento de rádio comunitária no RJ

Atualizado em 03/12/2007 às 14:12, por Redação Portal IMPRENSA.

A Associação Brasileira de Imprensa (ABI) encaminhou, na última semana, ofício ao Presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Ronaldo Mota Sardenberg, pedindo esclarecimento sobre o fechamento da Rádio Cidadania, veículo comunitário que funcionava em Volta Redonda (RJ).

No documento, a Associação solicita que a Anatel libere informações sobre o processo referente à autorização de funcionamento que é dado pelo órgão. A Rádio Cidadania foi alvo de ação repressiva em junho de 2004, sendo retirada do ar por agendes da Polícia Federal.

A emissora estava no ar desde 15 de novembro de 1997, com uma programação que privilegiava temas como cultura, educação, música, direitos do consumidor e humanos e serviços de interesse público.

De acordo com o diretor da rádio e sócio da ABI, Aristóteles Pinheiro Libanio,
a Anatel diz que não consegue se comunicar com os responsáveis pela rádio. "Eles alegam que não nos encontram e que nós não respondemos aos anúncios do Diário Oficial da União. Para mandar ofícios, dizendo que o nosso pedido foi arquivado, sabem o nosso endereço. Mas para mandar um ofício, comunicando a relação de documentos ou providências a serem tomadas, eles o desconhecem", disse.

Em junho de 2004, fiscais da Anatel, acompanhados de agentes da Polícia Federal, compareceram à sede da Rádio Cidadania com um mandado para tirá-la do ar: "Essa foi a oitava vez que tentaram fechar a nossa emissora", diz Aristóteles. Com informações do site da ABI.