ABI manifesta preocupação com aumento da violência contra jornalistas

Em nota divulgada no último sábado (12/3), a Associação Brasileira de Imprensa (ABI) manifestou preocupação com o aumento crescente da violência contra os jornalistas e os veículos de comunicação no país.

Atualizado em 14/03/2016 às 12:03, por Redação Portal IMPRENSA.

(12/3), a Associação Brasileira de Imprensa (ABI) manifestou preocupação com o aumento crescente da violência contra os jornalistas e os veículos de comunicação no país.
Crédito:José Cruz/Agência Brasil ABI pede respeito à imprensa e fim das hostilidades contra jornalistas
"Esperamos que as manifestações previstas para os próximos dias ocorram de forma pacífica e que todos os profissionais de imprensa designados para a cobertura tenham absoluta liberdade em seu trabalho de levar a informação a toda a sociedade brasileira", destacou o texto, assinado pelo presidente da entidade, Domingos Meirelles.
ABI apoiou a iniciativa da Associação Nacional de Jornais (ANJ), a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), a Associação Nacional de Editores de Revistas (Anaer), a Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abraer) em cobrar das autoridades e alertar a opinião pública quanto aos resultados das hostilidades.
"A espiral de violência que prosperou ao longo do ano passado estimulou recentemente inaceitáveis episódios de intolerância política com graves ameaças à liberdade de imprensa e à própria democracia", ponderou.
O comunicado afirma também que não se pode tolerar que o Brasil repita neste ano o "deplorável desempenho" de 2015, quando a organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF) classificou o país como o quinto mais perigoso do mundo para o exercício do jornalismo.