ABI julga antiético noticiário sobre greve

ABI julga antiético noticiário sobre greve

Atualizado em 07/10/2004 às 04:10, por Redação Portal Imprensa.

A ABI lançou hoje (29/9) nota oficial em que considera antiético o noticiário sobre a greve nacional dos bancários, em geral apresentada pela mídia como prejudicial aos interesses da população, sem destaque das providências anunciadas pelos grevistas para evitar prejuízos no atendimento. Ao mesmo tempo, não há qualquer referência à intolerância dos banqueiros, que desconhecem a proposta dos bancários. A entidade nacional dos jornalistas, em sua última reunião de diretoria, avaliou que a cobertura não deu espaço equânime às duas partes. Eis a íntegra da nota:

"A GREVE DOS BANCÁRIOS E A ÉTICA JORNALÍSTICA

Reunida, hoje, 28/09/2004, a diretoria da Associação Brasileira de Imprensa decidiu manifestar a sua perplexidade diante do noticário que os meios de informação - jornais, rádios TVs -, com raras exceções, vêm transmitindo sobre a greve dos bancários.

Não atende às demandas mínimas de um procedimento ético tratar deste problema com manchetes e textos em que, de maneira quase explícita, os grevistas são transformados em agressores dos interesses da população.

Quando se diz que "Greve dos bancários ameaça pagamento dos aposentados", não se coloca em questão o comportamento intolerante dos banqueiros quanto ao não atendimento da proposta dos bancários. Porque não são eles que fazem a greve. São os assalariados grevistas. E, o que é mais grave, não se dá destaque à informação dos dirigentes do movimento quanto às providências já planejadas para que não haja prejuízo no atendimento dos que dependam de recebimento de salário, ou de aposentadoria.

Estabelecer o contraditório, dando espaço equânime às duas partes, é o mínimo a se exigir dos veículos de informação. E é isto que a ABI reclama, na defesa do direito democrático, e constitucionalmente garantido, de os trabalhadores poderem, organizadamente, encaminhar suas reivindicações através do instituto da greve".