ABI cria espaço para publicar denúncia de ameaças e violência contra jornalistas

A Associação Brasileira de Imprensa (ABI) lançou na última quinta-feira (20/8) o projeto “SOS Jornalista”, espaço dedicado à publicação de ameaças e casos de violência contra jornalistas no exercício da profissão e também contra veículos de comunicação.

Atualizado em 21/08/2015 às 10:08, por Redação Portal IMPRENSA.

(ABI) lançou na última quinta-feira (20/8) o projeto , espaço dedicado à publicação de ameaças e casos de violência contra jornalistas no exercício da profissão e também contra veículos de comunicação.
Crédito:Reprodução Entidade abre espaço para denúncias de crimes contra a imprensa
"O profissional de imprensa deverá usar este espaço com responsabilidade, sempre com informações fidedignas sobre ameaças e agressões contra comunicadores em geral", informa a ABI, em nota.
Segundo a entidade, as denúncias serão publicadas no site depois de avaliadas por moderadores da Associação, que também divulgará as ameaças na imprensa e encaminhar às autoridades policiais, ao Ministério Público e aos responsáveis pelos demais órgãos competentes para pedir proteção aos profissionais.
"A ABI desenvolverá um trabalho com esses órgãos, com o objetivo de impedir que os crimes fiquem impunes. A entidade entende que os assassinatos, agressões e toda sorte de ameaças a comunicadores são crimes não só contra os profissionais de imprensa, mas também contra a Liberdade de Expressão e a própria Democracia", reforça.
De acordo com um levantamento da Federação Nacional de Jornalistas (Fenaj), só neste ano, quatro profissionais de imprensa foram assassinados no país. Os jornalistas que tenham sofrido agressões ou estejam se sentindo ameaçados podem acessar o disponível no site.