Abertas as inscrições para o 4º Concurso Tim Lopes de Investigação Jornalística
Abertas as inscrições para o 4º Concurso Tim Lopes de Investigação Jornalística
O Concurso Tim Lopes de Investigação Jornalística, uma iniciativa da Andi, tem como objetivo fortalecer a mobilização social em torno de dois graves problemas que afetam milhares de crianças e adolescentes do País: o abuso e a exploração sexual.
A premiação chega à sua quarta edição estimulando a imprensa a contribuir para ampliar e qualificar a cobertura sobre esse tipo de violência, dando ênfase à discussão das políticas públicas para a prevenção dos problemas e o atendimento dos meninos e meninas vítimas desta grave violação de direitos.
Ao contrário da maior parte dos concursos jornalísticos, o Tim Lopes não premia matérias já prontas, mas sim apóia a realização de pautas originais e inovadoras sobre o tema. Para concorrer, os projetos de reportagem devem ter como foco questões relevantes para o esclarecimento de aspectos culturais, sociais, políticos e econômicos do abuso ou da exploração sexual comercial de crianças e adolescentes.
Serão premiadas propostas nas categorias Mídia Impressa, Rádio, Televisão e Mídia Online e Alternativa. Jornalistas que trabalham em qualquer um desses meios também podem se inscrever na categoria Temática Especial, que este ano premiará o melhor projeto de reportagem sobre o tema "Tráfico de Crianças para Fins de Exploração Sexual". O profissional ou a equipe vencedora de cada área receberá bolsas de incentivo à investigação, além de um prêmio em dinheiro para o jornalista responsável.
A Andi e a Childhood Brasil - Instituto WCF proporcionam o apoio de consultores contratados para orientar os profissionais durante toda a produção e a redação das reportagens. Nesta quarta edição, será realizada também uma oficina para representantes de cada equipe vencedora, logo após o anúncio dos ganhadores.
O objetivo é apresentar alguns conceitos, termos e fontes fundamentais a respeito do tema, bem como orientações que garantam a segurança dos profissionais e das crianças ao longo da realização das matérias.
As inscrições podem ser feitas até o dia 13 de junho, somente no formulário online
para mais informações sobre o processo de inscrição e de julgamento.
Leia mais:






