Abertas as inscrições para o 2º Festival Prix Jeunesse Iberoamericano
Abertas as inscrições para o 2º Festival Prix Jeunesse Iberoamericano
Atualizado em 18/03/2005 às 16:03, por
Redação Portal Imprensa.
Podem participar emissoras de TV públicas e privadas, canais a cabo e satélite e produtores independentes
· Evento no Chile também oferecerá workshops, conferências e palestras com especialistas de todo o mundo sobre tendências e projetos em televisão para crianças
Profissionais envolvidos em produções de TV de qualidade para crianças podem se inscrever no II Festival Iberoamericano de Televisão Infantil Prix Jeunesse, que acontece entre 24 e 27 de agosto em Santiago do Chile, com o tema "Pelas crianças nos unimos". As inscrições e o envio de fitas vão até o dia 31 de maio. Os trabalhos apresentados devem se encaixar nas categorias Ficção (telenovela, séries e animações) e Não-Ficção (documentários, programas científicos ou sobre a natureza, noticiários etc), para as faixas etárias de até 6 anos, 6 a 11 e 12 a 15 anos. Também há a categoria "As Melhores Novas Idéias", que premiará programas-piloto. Podem participar do Festival emissoras de TV públicas e privadas, canais a cabo e satélite e produtores independentes.
As produções concorrentes serão qualificadas de acordo com os seguintes critérios: idéia, realização, roteiro e adequação ao público-alvo. O canal de televisão e o produtor de cada programa vencedor receberão troféu e prêmio em dinheiro. O segundo e terceiro lugares de cada categoria ganharão um diploma. E o vencedor da categoria "As Melhores Boas Idéias" também receberá prêmio especial em dinheiro.
Além da premiação, o festival no Chile também oferecerá workshops, conferências e palestras com especialistas de todo o mundo, que irão discorrer sobre novos conceitos, tendências e projetos em televisão de qualidade para crianças.
O Prix Jeunesse Iberoamericano é organizado pelo Conselho Nacional de Televisão do Chile e pela Sofofa (Federación Gremial de la Industria). Em sua primeira versão, em 2004, o Brasil levou o prêmio na categoria ficção até 6 anos, com o programa Cocoricó, da TV Cultura.
Festival no Chile é versão iberoamericana da mostra alemã
O Prix Jeunesse Iberoamericano tem sua origem no Prix Jeunesse International, festival que acontece a cada dois anos na Alemanha pela Fundação Prix Jeunesse. Em mais de 40 anos de história, o evento tornou-se referência mundial em reflexão sobre a TV feita para crianças e adolescentes, premiando as melhores produções de dezenas de países e criando um importante espaço de intercâmbio de idéias entre profissionais de todo o mundo.
"O que move o Prix Jeunesse Iberoamericano é a luta por um intercâmbio eficiente, compartilhando o que cada profissional tem de melhor. Queremos conhecer modelos de destaque em programação de TV infantil. Para isso, convidamos produtores de vários países, envolvidos em diferentes programas, para que dividam suas experiências com os participantes do evento", explica Bernardita Prado, chefe do Departamento de Fomento do Conselho Nacional de Televisão do Chile e coordenadora do festival.
A versão iberoamericana do festival também conta com as Maletas Prix Jeunesse. São workshops itinerantes com produtores, ou seja, uma "maleta" cheia de bons programas premiados na mostra, que viaja por vários países levando referências e promovendo reflexões. Em 2005 as Maletas serão apresentadas em escolas chilenas, com o objetivo de promover discussões entre estudantes, professores e pais sobre as tendências e a produção em televisão para crianças. Além das produções iberoamericanas, trarão os programas exibidos no festival europeu, traduzidos para o espanhol.
Midiativa promove as maletas no Brasil
A Midiativa, ONG que promove o pensamento crítico sobre a mídia e contribui para a melhoria da qualidade da TV e demais mídias eletrônicas para crianças e adolescentes, é parceira da Fundação Prix Jeunesse e depositária oficial do acervo do festival no Brasil. Com estes programas e produções nacionais de qualidade, promove as Maletas Midiativa. O projeto é voltado a quatro públicos: profissionais e estudantes de comunicação, jovens protagonistas de ONGs, pais e filhos e educadores.
Informações:
Prix Jeunesse Iberoamericano
Bernardita Prado - coordenadora e Chefe do Departamento de Fomento do Conselho Nacional de Televisão do Chile
(56 2) 699 09 01
bprado@cntv.cl
http://www.prixjeunesseiberoamericano.cl/
Endereço para envio de fitas
Consejo Nacional de Televisión
Constitución 74 - Providencia
CP 664011 Santiago-Chile
Midiativa - Centro Brasileiro de Mídia para Crianças e Adolescentes
Cristina Brito / Márcia Cirino - assessoras de imprensa
(11) 3081.7555 / 3088.2559
crisbrito@uol.com.br






