A roda da fortuna

A roda da fortuna

Atualizado em 25/08/2009 às 21:08, por Os Editores e  Caderno de Mídia.

A recuperação econômica que o Brasil testemunha após a tormenta financeira provocada pela crise internacional tem como evidência mais clara que, diferentemente dos outros países, a confiança no mercado se manifestou antes aqui. Os indicadores são positivos, entre eles o que podemos chamar de "índice carrinho": o aumento do consumo vem provocando otimismo em agências e veículos, alcançando o espírito até mesmo dos apocalípticos comentaristas econômicos.

Decerto a propaganda tem um papel fundamental na construção de mercados confiáveis, tanto quanto as medidas macroeconômicas. Ao estimular a circulação financeira e lembrar que o cotidiano pode se descolar das catástrofes de papel, a publicidade permitiu que os consumidores percebessem que a roda não deve parar.

Nesta edição do Caderno de Mídia, lançamos olhar sobre o varejo, destacando sua importância tanto para a saúde do país quanto do mercado de comunicação. À medida que essa relevância passa a ser mais reconhecida, mais a comunicação desse setor amadurece. Essa é a conclusão de nossa reportagem de capa. Também nessa edição: os 50 anos da ABA, as estratégias do marketing cultural para as companhias que investem na área, o desafio da comunicação sobre saúde e bem-estar e as principais movimentações de mercado no último mês.