A Mídia e suas contradições - Por Renata Ouro/Universidade Tiradentes - SE

A Mídia e suas contradições - Por Renata Ouro/Universidade Tiradentes - SE

Atualizado em 08/11/2005 às 14:11, por Renata Ouro e  estudante da Universidade Tiradentes/Aracajú-SE.

Por Renata Ouro, estudante da Universidade Tiradentes/Aracajú-SE
O surgimento da Grande Imprensa se deu basicamente através do seu atrelamento ao capitalismo , época em que o mesmo nascia na sociedade . Mas ao mesmo tempo em que esse fato trouxe benefícios como seu alto grau de valor e poder , essa mesma imprensa não sabia que com isso estava preparando sua própria sepultura .

A empresa jornalística , desde seu surgimento , representada pelos diversos meios de comunicação ( rádio, impresso , internet , tv ... ) não possui um veículo ao qual podemos citar que um seja melhor que o outro ou que simplesmente um exerça menos poder e influência na sociedade . Portanto , se ambos os meios apresentam falhas e contradições não há razões para traçar elogios acerca das suas condutas perante seu papel fundamental : divulgar a informação sem distorcer os fatos .

Hoje , o que vemos é uma mídia cada vez mais atrelada ao poder , um cenário semelhante a uma grande teia de aranha, onde seu dilema e luta é a questão da defesa da liberdade de expressão ( liberdade de imprensa ), ou seja, uma utopia já que será difícil de existir na sua plenitude dentro desse ambiente criado pela mesma .

A mídia continuará ainda por várias décadas se contradizendo sem poder exercer seus verdadeiros ideais onde a notícia ou informação será sempre tratada como um simples produto comercial .