"A inteligência social é maior que a do Estado", diz Marina Silva

"A inteligência social é maior que a do Estado", diz Marina Silva

Atualizado em 13/05/2008 às 17:05, por Rodrigo Manzano/Redação Revista IMPRENSA e  enviado a Brasília (DF).

Por

Em entrevista concedida à Revista IMPRENSA em abril, a ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva sinalizou descontentamentos em relação à maneira como sua pasta se integrava aos outros ministérios, e afirmou que os problemas ambientais só poderiam ser resolvidos com a cobrança da sociedade. Na ocasião, Marina Silva afirmou que "a inteligência social é sempre maior que a inteligência daqueles que estão na função pública".

Embora não manifestasse evidências de que a relação com o governo estivesse desgastada a ponto de pedir demissão do cargo, Marina Silva relatou as dificuldades diante das cobranças de maior rapidez na concessão de licenças ambientais e do desgaste provocado por discussões públicas entre outros ministros, como Reinold Stephanes, da Agricultura, e Dilma Roussef, da Casa Civil.

O relacionamento com a imprensa também foi destacado pela então ministra. "Não queremos mais voltar ao tempo em que o ministro do meio ambiente ficava sabendo das taxas de desmatamento apenas uma hora antes de se anunciar, e a única coisa que ele podia fazer era rezar que ele tivesse uma frase para falar à imprensa", afirmou. Na ocasião, ao ser indagada sobre a manchete publicada pelo jornal Estado de S. Paulo, que anunciava anistia a fazendeiros que desmataram a região amazônica, a ministra contemporizou. "Desinformação se combate com informação", disse.

A entrevista com Marina Silva pode ser lida na edição de maio da Revista IMPRENSA, já nas bancas.