"A imprensa não é a parte ativa do Executivo", afirma diretor de redação do Diário do Comércio
"A imprensa não é a parte ativa do Executivo", afirma diretor de redação do Diário do Comércio
"A imprensa não é a parte ativa do Executivo", afirma diretor de redação do Diário do Comércio
Nesta terça-feira (10), o programa "IMPRENSA na TV" recebeu o jornalista Moisés Rabinovici, diretor de redação do jornal Diário do Comércio , que falou sobre temas polêmicos, como a tendência mundial do jornalismo participativo e os perigos enfrentados pelos repórteres em situações de risco.
"O jornalismo participativo é um problema para nós. Se todos podem ser jornalistas, as fontes ficam em estado de alerta, já que não sabem em quem confiar", declarou. "Mas eu acho que essa tendência está acabando. Nos Estados Unidos, por exemplo, isso parou de crescer, já que as pessoas constrangem os entrevistados muitas vezes", completou Rabinovici, fazendo referência às pessoas que, despreparadas, fazem qualquer tipo de pergunta para os entrevistados.
Ainda sobre a grande oferta de fontes e notícias que, atualmente, estão disponíveis em todos os canais de mídia, o jornalista declarou que não aumenta o seu cardápio de acessos a blogs e sites. "Com tanta coisa divulgada, ninguém sabe ao certo para onde ir. Eu entro sempre nos mesmos endereços na internet, aqueles que dizem respeito ao jornalismo, por exemplo".
Questionado sobre o polêmico caso do jornal O Dia , em que uma equipe de reportagem foi seqüestrada e torturada no Rio de Janeiro, Rabinovici afirmou que "nenhum repórter coloca sua vida em risco para virar herói no jornal" e discordou da possibilidade de responsabilizar o jornal pelo incidente. "Fui enviado à guerra pelo Estadão diversas vezes, e nunca o jornal foi acusado de me enviar para o perigo".
Mesmo assim, o jornalista ressaltou que "o perigo é excitante e, por isso, o leitor quer saber sempre mais". Entretanto, Rabinovici só vê um papel para a imprensa nessas situações de risco - "cobrir, denunciar e descrever. Não vamos pegar em armas, fora isso, não há nada a fazer".
"IMPRENSA na TV" é exibido todas as terças-feiras, das 14h às 15h, pela All TV e é apresentado pela jornalista Thaís Naldoni, editora-executiva do Portal IMPRENSA.
Leia mais:






