A importância da integração entre jornalismo e tecnologia
No mídia.JOR, o último painel “O algoritmo financeiro – a IA vai aumentar receitas e reduzir redações?” foi mediado pelo curador do evento,
Atualizado em 03/10/2019 às 13:10, por
Hellen Oliveira e da Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Como o número de assinantes da Gazeta do Povo aumentou em 152%
Com o intuito de promover debates acerca da inteligência artificial no jornalismo, o reuniu profissionais da área de tecnologia e comunicadores para discutir os efeitos, influências e consequências da tecnologia nos meios de comunicação.Crédito:Hellen Oliveira
O último painel, “O algoritmo financeiro – a IA vai aumentar receitas e reduzir redações?”, foi mediado pelo curador do evento, Lúcio Mesquita, e contou com a apresentação de um case sobre “Machine Learning para aumento da conversão”.
Por meio do case apresentado por Marcelo Trindade, sócio Neuromath IA e engenheiro de Machine Learning na Gazeta do Povo e Felipe Grantham, especialista em marketing digital na Gazeta do Povo, fica claro como o desenvolvimento conjunto da tecnologia e do jornalismo é fundamental na nova era da informação.
Os profissionais da Gazeta do Povo evidenciaram como o jornal aumentou sua receita por ter usado o machine learning para mapear os interesses, engajamento e ofertas almejadas por seus assinantes. Divididos pelos algoritmos entre usuários fortes e médios, que leem muito ou pouco, foi mais fácil estabelecer uma relação com os consumidores e personalizar as experiências de acordo com as necessidades de cada indivíduo.
“É importante manter contato com os assinantes para oferecer o serviço certo para cada cliente e o machine learning é fundamental para captar os dados que fazem esse serviço de qualidade ser possível”, afirma o especialista em marketing sobre a necessidade de unir as áreas de comunicação e tecnologia.
A captação de informações faz o relacionamento com o assinante ser personalizado, o que além de tornar a relação mais humana entre o jornal e o leitor, ainda faz com que o engajamento do consumidor cresça e sua experiência com a rede seja cada vez melhor. “A meta é transformar os clientes em fãs por meio da IA”, concluem Marcelo e Felipe, da Gazeta do Povo.
*Hellen Oliveira é estudante na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Para a cobertura do , IMPRENSA estabeleceu uma parceria com universidades e professores por meio do projeto "Embaixador IMPRENSA" - uma iniciativa do Portal IMPRENSA que reúne estudantes de Comunicação para um intercâmbio de informações e experiências.





