A esquerda argentina se desilude com Lula

A esquerda argentina se desilude com Lula

Atualizado em 22/08/2005 às 13:08, por Renato Barreiros e  de Buenos Aires.

Por



Depois do jornal Página 12 ter estampado na capa a manchete "Lulamento", após as denúncias de corrupção surgidas no Brasil, foi a vez agora da revista Vein Ti Tres , publicar na capa de sua edição internacional uma enorme foto de Lula com uma expressão consternada sob o título de "O fim de uma ilusão".

Os dois meios foram fundados pelo famoso jornalista Jorge Lanata logo após a ditadura militar e cumpriram o papel de ser a voz de uma esquerda progressista que tinha sido fortemente reprimida, em um regime que deixou mais de 30 mil desaparecidos.
Embora Lanata não seja mais proprietário de Página 12 e Vein Ti Tres , são essas as duas publicações mais consumidas pelos leitores que procuram uma visão progressista na imprensa Argentina.

A matéria que ganhou a capa de Vein Ti Tres , contém abundantes informações sobre o escândalo de corrupção que tomou conta do governo brasileiro e tenta explicar para o leitor argentino como Lula - antes visto como uma esperança e um modelo para os governantes da América Latina - teve sua imagem manchada por um mar de lama que compromete seus ministros mais próximos.

Vein Ti Tres
não poupa críticas ao presidente brasileiro e, logo no inicio da matéria, coloca que o status de Lula mudou de "fiscal incorruptível para vilão encurralado", mostrando que desse lado do Rio da Prata, muitos sonhos também foram frustrados pelo primeiro governo do Partido dos Trabalhadores.