A AL está entre as regiões mais perigosas para jornalistas
meta description
Atualizado em 18/05/2011 às 10:05, por
Redação do Portal IMPRENSA.
A AL está entre as regiões mais perigosas para jornalistas titulo da página
subtitulo da página vai saber o que é isso
A Anistia Internacional divulgou um relatório, na sexta-feira (13), em que afirma que a América Latina ser uma das regiões mais perigosas para jornalistas, reiterando a posição de outras organizações. A informação vem em encontro à do Comitê de Proteção aos Jornalistas e o Reporteres Sem Fronteiras.Em 2010, quase 400 jornalistas foram ameaçados ou atacados nas AL; 13 foram mortos. O México é considerado o país que oferece os maiores riscos, em termos de proteção ao jornalista, contabilizando 11 mortes, somente em 2010.
O relatório também cita as investidas dos governos da Venezuela e da República Dominicana contra estações de rádio e televisão, com o objetivo de fechá-las ou censurá-las, e os sucessivos abusos a liberdade de imprensa e expressão cometidos nestes países e em Honduras e no Equador.
O impedimento à veiculação do jornal El Clarín, na Argentina, e a guerra travada pela presidente Cristina Kirchner contra a mídia é outro ponto ressaltado no relatório da Anistia.
Organizações de Liberdade de expressão criticaram o Brasil, por ter sido palco de dois assassinatos a jornalistas em menos de um mês, um no Rio de Janeiro e outro no interior de Pernambuco, e pediu para que as investigações fossem rápidas e considerassem a profissão das vítimas como motivação para as mortes.






