80% das empresas queriam que governo facilitasse acesso à Internet, diz estudo

80% das empresas queriam que governo facilitasse acesso à Internet, diz estudo

Atualizado em 08/12/2008 às 16:12, por Redação Portal IMPRENSA.

Uma pesquisa realizada pela Illuminas Global com patrocínio da empresa Cisco mostrou que 80% das empresas e 77% dos cidadãos gostariam que o acesso à Internet fosse facilitado pelo governo.

Intitulada "Cisco Net Opportunities", o estudo explica que a demanda por serviços online em geral é crescente: 51% das pessoas entrevistadas pretendem utilizá-lo futuramente. Além disso, foi possível constatar que 98% das empresas e 60% das pessoas entrevistadas têm acesso à internet.

As empresas cobram do governo mais investimentos em infra-estrutura de Internet, informou o site IT Web. Os dados mostram que além da falta de acesso, existe uma demanda de serviços governamentais, ligados a emprego, educação e atendimento de saúde que não é atendida pelo governo.

Foram entrevistadas 6039 pessoas e 1739 empresas em 2007 e 1500 cidadãos em 2008, nas cidades de São Paulo, Fortaleza, Rio de Janeiro e Manaus. Segundo a pesquisa, qualificação, acesso e custo são as principais barreiras para o acesso à Internet; 26% das empresas e 29% dos cidadãos vêem a qualificação como o principal fator de impedimento.

O estudo avaliou o uso e a demanda por internet em seis países emergentes: Brasil, África do Sul, Argentina, México, Polônia e Rússia.

Leia mais