7ª edição do Prêmio OFF Flip de Literatura reconhece escritores de contos e poesias

Em sua 7ª edição, Prêmio OFF Flip de Literatura tem duas novidades.

Atualizado em 04/07/2011 às 15:07, por Jéssica Oliveira*.

Começa na próxima quarta-feira (06) a 6ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty, a Flip, um dos principais eventos da área. Mas não é só a Flip que movimenta a vida cultural de Paraty. Até o dia 10 de julho, a cidade histórica recebe escritores, jornalistas, artistas e críticos literários nacionais e internacionais para diversos eventos como a OFF Flip, que agrega diversos encontros Literários e promove o Prêmio OFF Flip de Literatura.
A OFF Flip nasceu em 2003, no mesmo ano da Flip, e apesar de toda a projeção e importância dos eventos literários para a cidade, não havia ainda nenhum prêmio que contemplasse os profissionais da área. Foi pensando nisso que o Ovídio Poli Junior, escritor e hoje coordenador literário da OFF Flip e curador do Prêmio OFF Flip de Literatura, teve a ideia de criar um prêmio. Em 2006, quando foi convidado para participar da OFF Flip, passou a organizar a programação do evento e conseguiu criar o prêmio.
Em sua 7ª edição, o prêmio tem duas novidades. O poeta e o contista vencedores serão contemplados com uma residência artística no Instituto Sacatar, na cidade de Itaparica. "Esse ano vamos anunciar uma premiação especial. Estamos acertando os detalhes, mas a ideia é, além da residência artística, oferecer uma bolsa de criação literária enquanto estiverem lá", conta Ovídio.
Além disso, o prêmio foi aprovado, recentemente, pela Lei Rouanet e está habilitado a captar recursos para o ano que vem. Nas duas primeiras edições, as participações eram gratuitas, mas desde 2008 é cobrada uma taxa de inscrição para manter a continuidade do projeto que, sem patrocínio, conta apenas com algumas cortesias e apoio de parceiros. "A ideia é que com a consolidação da Lei Rouantet, o prêmio volte para gratuidade ou mantenha uma taxa simbólica, além de ter outras premiações. A publicação de um livro, por exemplo", diz Ovídio.
O prêmio A premiação contempla os gêneros literários conto e poesia, e possui duas categorias para cada um: Nacional-Exterior e Local, sendo que os autores da categoria local - residentes em Paraty - também concorrerão na primeira categoria.
Podem participar autores de qualquer nacionalidade residentes no Brasil, bem como autores lusófonos e brasileiros residentes no exterior. O tema é livre e os textos devem ser inéditos. Cada autor pode enviar somente um texto por categoria e eles devem ser escritos em língua portuguesa. "Tentamos aumentar e renovar a participação dos autores e escritores. O premio é muito forte não só pela premiação ou por viabilizar a produção, ou pela visibilidade que ele proporciona, mas sobretudo pela comissão julgadora, formada por escritores de expressão no cenário brasileiro", avalia Ovídio.

São nove jurados no total: João Carrascoza, Lúcia Bettencourt, Menalton Braff (categoria nacional para conto), Affonso Romano Sant' Anna, Edson Cruz, Lucila Nogueira (categoria nacional para poesia), Marcos Irine, Nina Silva, Eliana de Paula Nazareth (categoria local para conto e poesia).
Os vencedores são premiados com quantias em dinheiro, estadia em Paraty, ingressos para as mesas da Flip, livros e passeios pela cidade.
Além do prêmio, a OFF Flip promove muitas outras atrações e encontros literários como o LID&: Literatura+Imprensa+Debate.

LID&: Literatura+Imprensa+Debate Realização: IMPRENSA Editorial Data: 7 de julho de 2011 Local: Paraty (RJ)

Leia Mais

Com supervisão de Ana Ignacio